sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DIFERENÇA É IGUALDADE

No que você acredita? O homem veio de Deus, ou da evolução? Seja em qual das teorias você deposite sua fé, havemos de concordar que o homem veio de uma fonte só. Seja ela maior, ou um antecessor, todos viemos do mesmo lugar. Apesar disso, desde sempre pessoas pensam diferente, gostam de coisas diferentes, agem diferente. E o que determina isso? Por que cada um pensa de uma forma?

Teoricamente, o mundo começou na Europa. A literatura, a navegação, a filosofia, enfim. Tudo teve início lá. Com isso, o conhecimento levado com os navegadores às colônias, os levava a pensar que eram superiores aos colonizados. Desde então, a noção de que o diferente é inferior tem se espalhado. E passeando pela história, vimos que isso causou atrocidades. Massacres como os de índios brasileiros durante o início da colonização, como o do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, e como o do Apartheid em anos mais recentes na África do Sul. Tudo começou por achar o outro menor, inferior, submisso.

Não estou afirmando que você matará alguém por não gostar do tipo de pele, ou do lugar de onde ele veio. Mas porque pensar dessa forma? O sangue que corre na sua veia é diferente daquele que corre na veia de um negro? De um índio? De um homossexual? De um judeu? De um pobre? De um nordestino? A resposta é taxativa: NÃO! Como já disse no início do texto, todos viemos da mesma fonte. O que te faz pensar que és melhor que teu próximo? Só por que tua família tem dinheiro? Só por que tua pele é clara? Só por que mora em bairro nobre? Isso não te faz nem um pouco melhor do que ninguém. Só te faz diferente. Vivemos no país da diversidade, vemos isso no dia-a-dia. Julgar o outro por não ser igual a você é burrice.

Diferença não é erro. Não é falha. Não é inferioridade. Diferença é normal.

2 comentários:

  1. Apesar das diferenças, somos todos iguais.Viva a diversidade!!!
    Meu amigo é simplesmente demais... Está sempre muito inspirado. Pq será? kkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Felipe! Falamos da diversidade como se ela estivesse fora de nós, mas nós somos a diversidade. Temos que nos dar conta do seguinte: eu não sou somente eu, pois na verdade eu sou vários! A pureza e a superioridade é ilusão... Viva a solidariedade!
    P.S.: Aguardo o seu comentário..kk

    ResponderExcluir