quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Caráter


“Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo)” - http://www.dicio.com.br/


Temos hoje a necessidade de julgar com quem andamos, e deixamos de andar. E geralmente fazemos isso com o que achamos ser bom caráter. Eu também tenho meu conceito do que é bom caráter, mas esse não é único, e varia muito de uma pessoa pra outra.

E ter seu caráter julgado não é nada bom. Muita gente pensa: “Ah, eu faço o que eu quero. Não tô nem aí pro que os outros pensam”. Mas não tem pra onde fugir. Por menos que você se importe com o que os outros pensam, você acaba sendo atingido de alguma forma por isso. Caso faça algo que é incomum para a maioria da sociedade, você é classificado, moldado, e enquadrado em qualquer “grupo social”.  Safado, bobo, emo, “todo errado”, enfim. Caso aja diferente, você será qualificado. E pode perder amigos, aqueles que não são os de verdade.


No fim, isso pode fazer pouca diferença. Afinal, os amigos de verdade sabem que você é, e que as mudanças acontecem na vida de qualquer um, de uma forma ou de outra. Mas e se você não tiver esses verdadeiros amigos à disposição? Aí sim, você tem uma situação complexa. Parece ter que se adaptar, ter que ajustar seu modo de pensar a um grupo de “amigos”, pra não ficar sozinho. E o caráter, que você tinha no inicio, pode se perder nesse processo.

Acredito que o desafio da vida é ser quem você é, e tentar ser feliz dessa forma. Uma hora ou outra, encontrará pessoas que gostam de você. Assim não precisará se adaptar, se moldar, se encaixar. Feito isso, seu caráter é definitivo. Esse é seu verdadeiro eu. Quando você superar essa fase, me conte. Preciso muito saber os atalhos.

4 comentários:

  1. Acho que isso te a ver com o outro texto, essas coisas a gente aprende errando. Seja nas escolhas das amizades, naquilo que achamos certo ou errado, somos moldados conforme as situações e acho que atalhos nos tornariam pessoas diferentes, de uma forma negativa.

    Mas acredito que o mais importante é definir o caráter que você deseja carregar e seguí-lo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. a vida realmente é muito louca neh?! interessante é q as pessoas deixam de ser o que elas são e talvez não mais se reconheçam. E como você disse elas se perdem no processo e quando se dão conta estão sempre se moldando na visão dos outros. Por isso #fikdik não podemos ter medo de ser quem somos!

    ResponderExcluir
  4. verdadeiro amigo é aquele que sempre está junto que te considera como irmão, as vezes nem sempre fala o que voce quer escutar,mas te dar uma segunda opção do caminho que voce pode trilhar.amigos você encontra em qualquer esquina,boteco,rockzim,trampo.. mas talvez num momento dificil ele pode te abandonar. verdadeiro amigo é aquele que corrige e não aquele que acoberta um erro seu, então se você tem uma pessoa que você considera o seu melhor amigo e ele não te corrige, então ele não é amigo de verdade, tem aquela pessoa que quando sabe que você não está bem e não vai te dar um apoio ou levantar o seu astral, então essa pessoa é uma amigo falso.por isso cuidado ao adaptar pois nunca podera substituir e você sabe onde encontrar verdadeiros amigos.

    como o poéta vocalista do darvin diria"Tudo passa
    Como se nada mais fosse passar.A vida é curta pra se arrepender, vamos viver" a vida é curta mesmo neste mundo,mas será que vamos viver o dia de hoje,sem pensar no amanhã? É sempre bom nos perguntar se a decisão que tomaremos realmente vai nos trazer benefícios a longo prazo? pense nisso TE AMO CARA sempre Voce sabe disso.ass.Diogo

    ResponderExcluir